top of page
Buscar
  • Foto do escritorPride Content

Inteligência Artificial na Publicidade: 5 marcas que estão adotando novas tecnologias no Branded Content

Atualizado: 10 de mai.




Nos últimos anos a Inteligência Artificial (IA) tem transformado profundamente o cenário da publicidade, redefinindo a maneira como as marcas interagem com seu público e como os profissionais de marketing compreendem e aplicam suas estratégias.

Ao capacitar softwares a tomarem decisões semelhantes aos seres humanos, a IA otimiza a análise de grandes conjuntos de dados, possibilitando uma dedução mais eficiente do comportamento do consumidor e uma resposta mais ágil às demandas do mercado.


E como a Inteligência Artificial está moldando o futuro da publicidade?


Recentemente, a IA tem capacitado marcas a criarem campanhas publicitárias mais eficientes e impactantes, sendo fundamental para que elas se destaquem em um mercado cada vez mais competitivo.


“Indústrias inteiras serão reorientadas em torno disso. As empresas se distinguem pela forma como a utilizam” - Bill Gates.

Com a IA, as marcas podem personalizar suas campanhas de forma mais precisa com base nos comportamentos e preferências do usuário, aumentando potencialmente a probabilidade de conversão. As análises de dados em tempo real, maximizam os desempenhos das campanhas, otimizando os orçamentos e escolhendo os melhores canais de distribuição. Além do mais, a IA automatiza as tarefas manuais e repetitivas, como por exemplo, a criação de relatórios, permitindo que os profissionais do marketing se concentrem em estratégias mais criativas, e desta forma proporcione ao público, experiências publicitárias mais imersivas e interativas. 


Segundo a Forbes, de acordo com a Brainy Insights, espera-se que a receita proveniente de serviços de Inteligência Artificial Generativa alcance a marca de US$ 188 bilhões até o ano de 2032. Esse crescimento será impulsionado pela crescente adesão da IA em diversos setores industriais, e pelo interesse das marcas em utilizar dados para conduzir suas estratégias.


Em 2022, participando do Júri de Entretenimento do Festival Internacional de Criatividade de Cannes, campanhas publicitárias realizadas por meio da inteligência artificial já figuravam na subcategoria de inovação em entretenimento. Em 2024, a perspectiva é que o uso de IA transborde o rótulo de inovação e esteja presente em todas as demais subcategorias, assim como acontece com o “casamento” entre o entretenimento e o uso das redes sociais.


Partindo desse pressuposto selecionamos algumas campanhas publicitárias que ganharam destaque utilizando Inteligências Artificiais:


1 – The Subconscious Order para HungerStation. Depois de descobrir que um adulto passa uma média de 132 horas por ano olhando cardápios on-line, a Wunderman Thompson criou uma campanha em 2023, utilizando análise de dados avançada e IA para investigar os desejos subconscientes dos clientes da HungerStation, e ajudando-os a identificar suas preferências alimentares. Em duas semanas após lançada, a campanha já tinha alcançado 2,5 milhões de impressões, 630 mil visitas ao portal e 78 mil novos clientes. E, por fim, foi premiada com Grand Prix em Creative Commerce no Festival de Cannes.





2 – Create Real Magic para a Coca-Cola. A OpenAI e Bain & Company lançaram uma plataforma gratuita e exclusivamente criada para a marca, utilizando ferramentas de IA combinando com ChatGPT-4 e Dall-E, permitindo que os consumidores personalizassem seus próprios cartões, utilizando artes e temas dos comerciais da Coca-Cola. A estratégia de marketing envolveu diversos países e os cartões de natal que recebessem destaque, apareceriam nos outdoors digitais da Coca-Cola na Time Square em Nova York e no Piccadilly Circus de Londres.  





3 – World Cup Delivery para Pedidos Ya. Com o êxtase pela vitória da Copa do Mundo, a Gut Buenos Aires, elaborou uma ação que emitiu uma notificação falsa para metade da Argentina, indicando que pedidos estavam a caminho. Os usuários, confusos, foram direcionados ao mapa de rastreamento dentro do aplicativo Pedidos Ya, que desta vez estava conectado aos dados em tempo real do voo que trouxe os campeões e o Troféu da Copa do Mundo para o país. Com um sistema sem código e com ajuda de IA, utilizaram a API do Google Maps e ao mesmo tempo a API do Flight Aware, e assim, puderam acompanhar a jornada do Qatar até a Argentina em tempo real pelo celular. Durante as horas de percurso, essa ação se tornou a mais viral da Copa do Mundo, atingindo mais de 25 milhões de pessoas e com o custo de U$$ 0,00 no investimento em mídia.





4  #VemFazerHistória para o Outback. Com o retorno do rodízio do Outback e com o intuito de incentivar as pessoas a irem ao restaurante, a Ampfy utilizou Inteligência Artificial para trazer figuras históricas, como William Shakespeare, Cleópatra e Leonardo Da Vinci, para dentro do restaurante, fazendo referência às expressões e linguagem de cada personagem, e oferecendo uma experiência interativa ao cliente.





5 – Never Done Evolving Feat. Serena para Nike. Aplicando IA e machine learning para analisar e replicar os movimentos da tenista Serena Williams por meio de um avatar, a agência AKQA em São Paulo, criou uma campanha com o intuito de preservar o legado da lenda do esporte, e conseguiram demonstrar a evolução das suas partidas no decorrer dos anos. O resultado foi uma transmissão ao vivo no YouTube alcançando mais de 1,69 milhões de assinantes da Nike.





Perceba que a inteligência artificial está causando um profundo impacto no cenário da publicidade, redefinindo a maneira como as marcas se conectam com seu público-alvo e como os profissionais de marketing planejam e executam suas estratégias.


“No mundo de hoje, as marcas precisam aplicar um valor significativo para que as pessoas possam oferecer o uso de seus dados faciais, e 'Subconscious Order' fez isso lindamente. É um exemplo maravilhoso de IA aplicada ao comércio e é uma forma ousada e corajosa de mudar a experiência do usuário: transformando experiências transacionais em emocionais”, afirmou Nancy Crimi-Lamanna, presidente do Júri de Creative Commerce do Cannes Lions em 2023.

Além disso, a IA está transformando a análise de dados, permitindo que os profissionais de marketing obtenham insights mais profundos, e ajudando-os a tomar decisões mais eficazes. De acordo com a Salesforce, 70% da geração Z utiliza a tecnologia e 52% deles depositam confiança nessa tecnologia para auxiliá-los em suas decisões. Automatizando tarefas repetitivas e otimizando processos de publicidade, a IA também está aumentando a eficiência e reduzindo custos para as marcas, permitindo que elas alcancem excelentes resultados com menos custos. Desta forma, a Inteligência Artificial está capacitando as marcas a criarem campanhas publicitárias mais inteligentes e personalizadas, que se destacam em um cenário cada vez mais desafiador.



Por Patrícia Moura com colaboração de Vanessa Rodrigues


90 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page